domingo, 31 de março de 2013

Conscientização do Autismo



Está chegando o dia especial da nossa manifestação e luta para conscientizar as pessoas quanto a Síndrome Autística.

No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, esse evento mundial tem a intenção e o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o aumento do número de casos de autismo diagnosticados no mundo e a falta de intervenção adequada e tratamento para a síndrome.
A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 2007, objetivando a conscientização da população.
Como um dia só é pouco, devemos viver o autismo todos os 365 dias do ano. Esse movimento em prol dos autistas tem o intuito de mostrar para a população o que é esta patologia, o que é preciso fazer para lidar com as pessoas que tem autismo e o respeito que devemos ter para com elas.
Vamos então, através de uma simples ação ou atitude mostrar que estamos informados a respeito da síndrome autística e essa é a melhor maneira de combater o preconceito social que existe a respeito dessa perturbação. A sociedade como um todo precisa se unir para fazer valer os direitos dessas crianças e/ou desses indivíduos a uma educação de qualidade, em que os profissionais da educação se mantém informados a respeito da inclusão social e escolar. É necessário lutarmos por uma vida social ativa, por um sistema de saúde que atenda suas especificidades e necessidades, ou seja, por uma política pública que garanta e implemente ações de responsabilidade social para os indivíduos com autismo.
Portanto na semana do dia 02 de Abril, faça adesão ao movimento do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, vestindo alguma coisa azul, pintando suas unhas de azul, colocando um broche azul ou uma fita amarrada ao pulso azul, entre outras ações.
Mostre que você acredita nas potencialidades do autista e que todo autista é capaz de aprender. Como sabemos: não existe nada mais “deficiente” que o preconceito! Então:
"AMAR é descobrir que a deficiência do próximo, faz parte do perfeito mosaico humano." (pensador Douglas Domingos Américo)
Como todas as partes desse mosaico são diferentes e se completam, porque então o preconceito? Que repensemos nossos valores e possamos fazer acontecer à verdadeira inclusão social.
Aos meus queridos alunos autistas e a todas as pessoas que são autistas que vocês possam conquistar o mundo! 
                                                                       
Adriana Mizerani 


 Aluno tateando as letras do alfabeto.

 Aluna tateando a prancha dos numerais.
 Aluno tateando a prancha dos numerais.

 Aluna tateando as letras do alfabeto.

 Aluna escrevendo o nome com letras móveis e ficha modelo.

 Arte e colagens - trabalhando formas em papel contact.


 Resolvendo operações com apoio de material concreto.


 Sala TEACCH


 
Sala TEACCH

Nenhum comentário:

Postar um comentário